Estágio: A porta de entrada para o mercado de trabalho

Que o estágio é uma fase importante na vida de um estudante todo mundo sabe, mas para conseguir uma vaga em uma empresa não é fácil. O candidato deve demonstrar interesse, ser proativo e um bom aluno.

O jornalista Ruan Sousa é exemplo de estagiário que se destacou, foi contratado e atualmente ocupa um cargo importante na empresa onde trabalha. Em três anos o rapaz começou como estagiário, passou a produtor e agora é coordenador.

“Foi uma boa oportunidade que eu tive quando estava terminando a faculdade, aprendi muito no tempo de estágio”, disse.

O jornalista acha importante que os estudantes passem por essa fase de aprendizagem.

“É uma oportunidade única que o universitário tem para apreender na área em que ele escolheu, na profissão que ele quis”, ressalta.

Para o gerente de jornalismo Vicente Vetromille o estágio é importante para que a empresa possa avaliar o futuro candidato a uma vaga de emprego.

“O estágio é o conhecimento do prático, daquilo que o aluno aprendeu na faculdade. Muitas vezes o curso não oferece ao alunos a realidade de uma redação. É através do estágio que descobrimos um bom profissional. Aqui na empresa temos vários casos de estagiários que foram contratados”, informou.

Vetromille ressalta ainda que o interesse de um estagiário conta muito dentro de uma empresa.

“É fundamental que ele seja proativo, sugerir, fazer além daquilo que é pedido. No caso do estágio em jornalismo o estudante deve ficar antenado, estar informado de tudo o que acontece dentro da redação e dos assuntos de repercussão”, finaliza.

OPORTUNIDADES 
Muitas oportunidades chegam aos estudantes através de indicações de professores, mas em algumas cidades existe um sistema especializado nisso, o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee). Em Campos são oferecidas vagas para os estudantes de vários cursos como administração, ciências contábeis, farmácia, arquitetura, técnico em edificações, entre outros, e também para alunos do ensino médio.

O foco deste centro de integração são ações desenvolvidas em conjunto com instituições de ensino e empresariais, privadas e públicas, visando o desenvolvimento dos jovens.

Segundo Joice Lessa, consultora do Ciee, podem se inscrever estudantes de com mais de 16 anos e que estejam matriculados e freqüentando o ensino médio regular ou profissionalizante ou o ensino superior.

“O interessado deve entrar no site www.ciee.org.br e fazer a inscrição. Quem não possui acesso a internet é só comparecer a uma unidade do CIEE e fazer o cadastro em uma ficha. A procura é grande e constante, sempre recebemos estudantes para realização do cadastro e encaminhamento para oportunidades em aberto”, informou.

Informações obtidas pelo Urural.com.br

   _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _



0 comentários: sobre Estágio: A porta de entrada para o mercado de trabalho

Postar um comentário